Loading...
Eixos Temáticos 2018-06-12T16:15:04+00:00
  1. Discursos autoritários e conservadores no Brasil e suas implicações para a democracia

Este eixo temático busca tratar sobre a construção e os impactos de discursos e práticas que, a partir de posições autoritárias e conservadoras (Escola Sem Partido, movimentos fundamentalistas; ódio e política, etc.), buscam reduzir os modos de ser e de viver na esfera pública. Uma pergunta central a este eixo temático é: como discursos autoritários e conservadores têm emergido na esfera pública brasileira e quais seus impactos para a expansão da democracia?

  1. Mobilizações coletivas: estratégias políticas e demandas democráticas

Este eixo temático busca tratar sobre a construção de estratégias políticas desenvolvidas por movimentos sociais e por outros modos de resistência coletiva no Brasil que objetivam a expansão de direitos democráticos e, consequentemente, o enfrentamento a diferentes relações de dominação presentes na sociedade brasileira e ao fortalecimento do conservadorismo no contexto histórico atual. Uma pergunta central a este eixo temático é: que demandas democráticas e que projetos de sociedade têm sido construídos por estas mobilizações coletivas e que estratégias políticas têm sido desenvolvidas para o alcance destas demandas e concretização destes projetos?

  1. Estado e relações de dominação: políticas públicas, reformas sociais e direitos democráticos

Este eixo temático busca tratar sobre modos de intervenção do Estado brasileiro no que tange à redução ou à ampliação de direitos democráticos, levando-se em conta a promoção de políticas públicas, a relação entre sociedade civil e Estado, a construção de reformas sociais como as reformas trabalhistas e previdenciárias que têm sido focalizadas na atualidade. Uma pergunta central a este eixo temático é: que intervenções têm sido realizadas pelo Estado relativas às relações de dominação presentes na sociedade brasileira e que concepção de democracia tem orientado estas intervenções?

  1. Populismo e comportamento eleitoral

Este eixo temático busca discutir a construção das noções de povo e de nação no Brasil levando-se em conta disputas políticas em termos, por exemplo, da relação entre esquerda e direita, totalitarismo e democracia, liberalismo e socialismo. Considerando a proximidade das eleições presidenciais de 2018, num quadro político caracterizado pela recente destituição da presidenta eleita em 2014, propõe-se também a reflexão sobre as implicações do modo de construção daquelas noções na elaboração de projetos políticos eleitorais e no comportamento eleitoral dos/as brasileiros/as.

  1. Psicologia Política: história, perspectivas teórico-metodológicas e contribuições para a expansão da democracia

Este eixo temático busca discutir a história da Psicologia Política no Brasil, diferentes perspectivas teórico-metodológicas presentes neste campo de conhecimento e contribuições deste campo em termos de reflexões/intervenções direcionadas à expansão da democracia.